Ponto de Memória do Museu do Taquaril

O Ponto de Memória do Museu do Taquaril tece histórias e vivências dos moradores e do território como uma trama dinâmica de constituição de identidades, penetrando em trajetórias históricas e fazendo uma imersão nas vidas dos moradores, lembranças e memórias coletivas. O museu reúne lideranças comunitárias e representantes de movimentos e grupos culturais conhecidos por promoverem uma efervescênci

Email Público: pontosdememoria.br@museus.gov.br

Endereço: Rua Ramiro Siqueira, 06 , Taquaril, 30295-17, Belo Horizonte, MG

CEP: 30295-17

Logradouro: Rua Ramiro Siqueira

Número: 06

Complemento:

Bairro: Taquaril

Município: Belo Horizonte

Estado: MG

Descrição

O Ponto de Memória do Museu do Taquaril tece histórias e vivências dos moradores e do território como uma trama dinâmica de constituição de identidades, penetrando em trajetórias históricas e fazendo uma imersão nas vidas dos moradores, lembranças e memórias coletivas. O museu reúne lideranças comunitárias e representantes de movimentos e grupos culturais conhecidos por promoverem uma efervescência cultural na localidade.

O bairro Taquaril localiza-se na Regional Leste do município de Belo Horizonte, mais especificamente entre os bairros Alto Vera Cruz, Granja de Freitas e Castanheiras, que faz divisa com o município de Sabará. Sua formação teve início em 1981, em uma área que pertenceu à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado de Minas Gerais (Codeurb), sendo marcada pela luta por moradia e pelo engajamento da população em movimentos sociais. O bairro reúne cerca de 30 mil habitantes.
evento entre e Baixar Planilha

Já realizou o inventário participativo?

Inventário Participativo: processo de inventariação do patrimônio material e imaterial em que os próprios grupos e comunidades locais atuam como protagonistas na identificação, seleção e registro das referências culturais mais significativas para suas memórias e histórias sociais.

Possui Conselho Gestor?

Conselho Gestor: instância deliberativa constituída por um grupo representativo da comunidade, responsável pelo acompanhamento das ações de museologia social desenvolvidas e pela interlocução com o estado e com os demais grupos e movimentos sociais, meios de comunicação locais e parceiros externos. Para sua formalização são realizados relatórios e atas com registro e informações sobre os membros e reuniões.

Temática dos Pontos de Memória

Publicado por

Programa Pontos de Memória

O Programa Pontos de Memória foi instituído com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de uma política pública de direito à memória, com base no Plano Nacional Setorial de Museus e Plano Nacional de Cultura.

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, é o responsável pelo Programa.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem