As informações deste registro é histórico gerado em 11/10/2017 ás 17:25:35.
Este espaço é um rascunho , e pode ser acessado clicando aqui

Museu Cultura Periférica

O Ponto de Memória do Museu Cultura Periférica atua a partir da diversidade de expressões culturais das diferentes comunidades que formam o tecido social do bairro Jacintnho. Dedica-se a difundir as histórias das pessoas e grupos que vivificam a memória em movimento da cultura periférica da cidade de Maceió.

Endereço: Rua São Judas Tadeu, 6 , Feitosa, 57043-380, Maceió, AL

CEP: 57043-380

Logradouro: Rua São Judas Tadeu

Número: 6

Complemento:

Bairro: Feitosa

Município: Maceió

Estado: AL

Descrição

O Ponto de Memória do Museu Cultura Periférica atua a partir da diversidade de expressões culturais das diferentes comunidades que formam o tecido social do bairro Jacintinho. Dedica-se a difundir as histórias das pessoas e grupos que vivificam a memória em movimento da cultura periférica da cidade de Maceió.

Voltado à valorização e ao reconhecimento da memória da cultura periférica, atua junto ao projeto Mirante Cultural, do Centro de Estudos e Pesquisas Afro-Alagoano — Quilombo, que congrega grupos culturais de maracatu, capoeira, coco de roda, hip-hop, danças afros e contemporâneas, escola de samba, teatro popular, dentre outros movimentos ligados à história, cultura e identidade local.

O nome Jacintinho remete ao primeiro proprietário da região, Jacinto Athayde, descendente de portugueses que construiu, nos idos de 1940, sua casa no Poço e a ladeira de pedra que dava acesso ao sítio onde hoje é o bairro. A partir da década de 1950, a região foi crescendo com a população que chegava do interior do Estado atraída pelas possibilidades de emprego na capital. Atualmente o bairro, que integra quatro núcleos de comunidades — Jacintinho, Vergel, Vila Emater e Vila de Pescadores de Jaraguá —, reúne cerca de 200 mil habitantes.

Publicado por

Instituto Brasileiro de Museus

O Instituto Brasileiro de Museus foi criado em janeiro de 2009, com a assinatura da Lei nº 11.906. A nova autarquia é vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).

O órgão é responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e pelo Programa Pontos de Memória