As informações deste registro é histórico gerado em 11/10/2017 ás 17:41:22.
Este espaço é um rascunho , e pode ser acessado clicando aqui

Ponto de Memória do Grande Bom Jardim

O Ponto de Memória do Grande Bom Jardim (GBJ) é um lugar de celebração de experiências transformadoras e significativas de cidadania e valorização das variadas formas de expressão e modos de fazer da região. É um instrumento político que tem como objetivo celebrar lutas, valorizar expressões, saberes, locais e recordar positivamente o lugar, suas marcas simbólicas e afetivas.

Endereço: Rua Manuel Galdino, 2239 , Granja Lisboa, 60540-120, Fortaleza, CE

CEP: 60540-120

Logradouro: Rua Manuel Galdino

Número: 2239

Complemento:

Bairro: Granja Lisboa

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

O Ponto de Memória do Grande Bom Jardim (GBJ) é um lugar de celebração de experiências transformadoras e significativas de cidadania e valorização das variadas formas de expressão e modos de fazer da região. É um instrumento político que tem como objetivo celebrar lutas, valorizar expressões, saberes, locais e recordar positivamente o lugar, suas marcas simbólicas e afetivas, com um projeto de afirmação de identidade territorial e promoção do desenvolvimento local.

O território GBJ está localizado a sudoeste da cidade de Fortaleza, capital do Ceará, e é composto por cinco bairros (Bom Jardim, Canindezinho, Granja Lisboa, Granja Portugal e Siqueira) e dezenas de comunidades de pertença. Está situado na Secretaria Executiva Regional V, com 17 bairros, reunindo uma população de 452.875 habitantes.

Estigmatizada como região pobre, também arrasta consigo o estigma de “zona violenta”, já que violência e pobreza são sempre postas pela mídia no mesmo patamar, como se uma decorresse da outra. Por outro lado, na contracorrente, o GBJ se coloca como um território vivo de um povo que impõe suas vozes, identidades e visões de mundo.

O Ponto de Memória desenvolve um conjunto de ações museais e atua no processo de inventário participativo do território, por meio do qual já registrou histórias sobre a formação da região, os espaços das culturas religiosas de
matrizes africanas e ameríndias, celebrações, ofícios, modos de fazer, edificações, lugares de memória, dentre outras diversas expressões culturais da localidade.

Além disso, funciona como ferramenta e arena estratégica para pautar e discutir questões locais, promover debates, negociar diferenças e produzir narrativas coletivas enquanto reescrituras ou releituras de fatos, de acontecimentos e de sujeitos sociais, na perspectiva e vivência dos próprios moradores.

Publicado por

Instituto Brasileiro de Museus

O Instituto Brasileiro de Museus foi criado em janeiro de 2009, com a assinatura da Lei nº 11.906. A nova autarquia é vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).

O órgão é responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e pelo Programa Pontos de Memória