Programa Pontos de Memória

Nº SNIIC: AG-27767

O Programa Pontos de Memória foi instituído com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de uma política pública de direito à memória, com base no Plano Nacional Setorial de Museus e Plano Nacional de Cultura.

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, é o responsável pelo Programa.

Site: http://pontosdememoria.cultura.gov.br/

E-mail: pontosdememoria.br@museus.gov.br

Endereço: SBN Quadra 2, Lote 8, Bloco N - Edifício CNC III, Asa Norte, 70040-020, Brasília, DF

CEP: 70040-020

Logradouro: SBN Quadra 2

Número: Lote 8

Complemento: Bloco N - Edifício CNC III

Bairro: Asa Norte

Município: Brasília

Estado: DF

Descrição

O Programa Pontos de Memória reúne um conjunto de ações e iniciativas de reconhecimento e valorização da memória social, de modo que os processos museais protagonizados e desenvolvidos por povos, comunidades, grupos e movimentos sociais, em seus diversos formatos e tipologias, sejam reconhecidos e valorizados como parte integrante e indispensável da memória social brasileira.

Compreende-se por Pontos de Memória os núcleos de iniciativa comunitária constituídos de forma autônoma em relação ao poder público, geridos de forma participativa pelas próprias comunidades, para a identificação, pesquisa e promoção de seu patrimônio material e imaterial, e que utilizam metodologias da museologia social visando ao reconhecimento e à valorização de sua memória coletiva.

O Programa tem por princípios - a diversidade cultural e a universalidade do acesso à cultura; o respeito aos direitos humanos; a promoção da cidadania e reconhecimento do direito de todos os cidadãos à memória, às tradições, à arte e à cultura; a valorização da memória, do patrimônio cultural e ambiental como vetores do desenvolvimento sustentável; o protagonismo social e a participação democrática na valorização da memória social.
evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem