Sobre a plataforma Pontos de Memória/BR

A prefeitura de São Paulo e o Instituto TIM se uniram em 2013 em um esforço conjunto para dar mais qualidade à gestão cultural dos municípios e estados. O objetivo era reunir informações sobre agentes, espaços, eventos e projetos culturais por meio de uma ferramenta colaborativa, fornecendo ao poder público uma radiografia da área de cultura e ao cidadão um mapa de espaços e eventos culturais da cidade. Dessa parceria surgiu Mapas Culturais, um software livre que pode ser adotado gratuitamente por qualquer cidade ou estado, e que no Ibram, leva o nome Museusbr.

As bases para o desenvolvimento do projeto foram lançadas no Encontro Mapas Culturais, em julho de 2013, que reuniu agentes culturais de vários países da América Latina, do Ministério da Cultura e da prefeitura de São Paulo para discutir a criação de uma ferramenta de mapeamento de iniciativas culturais, gestão cultural e geração de indicadores.

A plataforma está alinhada ao Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais do Ministério da Cultura (SNIIC) e contribui para que os gestores públicos realizem alguns dos objetivos do Plano Nacional de Cultura (PNC). A instalação PontosdeMemoria foi implementada em maio de 2017, e responde a uma expectativa presente desde o início do Programa Pontos de memória, em 2009, de criação de um espaço virtual que reunisse e divulgasse informações sobre os Pontos de Memória.

A plataforma oferece várias funcionalidades e serviços aos usuários, como o georreferenciamento, buscas avançadas, cruzamento de dados e disponibilização dos dados em formato de planilha.

Mais informações sobre a ferramenta Mapas Culturais no site do Instituto TIM.

Para contato sobre dúvidas, sugestões, por favor, utilize o endereço pontosdememoria@museus.gov.br

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