Um coletivo que atua nas dimensões, culturais, sociais e educacionais a partir das ações e projetos estratégicos do livro e leitura, com foco na difusão dos bens registrados como patrimônio cultural imaterial, literatura de cordel, xilogravura, forró e o mamulengo.

Esfera: Privada

Tipo de Esfera: Distrital

Site: https://cordeliando.com.br/

Email Público: cordeliando1@gmail.com

Telefone Público: (61) 99639-1863

Endereço:

CEP: 72015-575

Logradouro: CSB 7

Número:

Complemento:

Bairro: Taguatinga Sul (Taguatinga)

Município: Brasília

Estado: DF

Descrição

O Coletivo Cordeliando foi idealizado inicialmente pelo Cordelista e Produtor Cultural João Almir a partir do lançamento do livro Cordeliando composto por 6 títulos de cordéis, criado em 2016. Anteriormente publicava pílulas nas redes sociais e foi se envolvendo com outras ações de divulgação e criação e distribuição da literatura de cordel.
Nasce de forma despretensiosa, e com o passar dos anos foi ganhando corpo para além de difundir, vindo a unir pessoas leitoras e cordelistas para divulgar suas produções em pílulas. Outro ponto importante nesse processo foi proporcionar o apoio para as novas produções literárias com custos reduzidos, principalmente nas plataformas digitais e impresso. Com o tempo essas produções e com um grupo se consolidando passamos a ocupar outros espaços como escolas, centros culturais, feiras e bienais do livro, recitais com contações de histórias, exposições de folhetos e xilogravuras.

Critérios de uso do ponto de memória

Comunitária

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Já realizou o inventário participativo?

Inventário Participativo: processo de inventariação do patrimônio material e imaterial em que os próprios grupos e comunidades locais atuam como protagonistas na identificação, seleção e registro das referências culturais mais significativas para suas memórias e histórias sociais.

Possui Conselho Gestor?

Conselho Gestor: instância deliberativa constituída por um grupo representativo da comunidade, responsável pelo acompanhamento das ações de museologia social desenvolvidas e pela interlocução com o estado e com os demais grupos e movimentos sociais, meios de comunicação locais e parceiros externos. Para sua formalização são realizados relatórios e atas com registro e informações sobre os membros e reuniões.

Temática dos Pontos de Memória

Publicado por

João Almir Mendes de Sousa

Escritor, Produtor Cultural, Graduado em Pedagogia -UEG em 2011, com especialização em Gestão e Políticas Públicas, PUC/RJ, Educação Patrimônio Artístico e Cultural – UNB. Atua há 21 anos na área de Produção cultural, desenvolvendo projetos socioculturais nos diversos segmentos como teatro, dança, literatura, arte de rua, cultura popular. Autor de quatro livros e vários cordéis.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem