Centro de Memória da Medicina - Universidade Federal de Minas Gerais

Nº SNIIC: SP-6664


Área de Atuação

Museu

Formada em 1911, pouco depois da criação de Belo Horizonte, a Faculdade de Medicina da UFMG carrega uma história rica, com personagens notáveis. A fim de manter viva esta história, o Centro de Memória (Cememor), criado em 1977, abriga um vasto acervo de livros, documentos, quadros, esculturas e outras peças fundamentais para a preservação da história da medicina e da saúde.

Esfera: Pública

Tipo de Esfera: Federal

CNPJ: 17.217.985/0028-24

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física:

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Site: http://www.medicina.ufmg.br/cememor

Email Público: cememor@medicina.ufmg.br

Telefone Público: (31) 3409-9106

Endereço: Avenida Professor Alfredo Balena, 190 , Santa Efigênia, 30130-000, Belo Horizonte, MG

CEP: 30130-000

Logradouro: Avenida Professor Alfredo Balena

Número: 190

Complemento:

Bairro: Santa Efigênia

Município: Belo Horizonte

Estado: MG

Descrição

O Centro de Memória da Medicina (CEMEMOR) é um museu e um centro de estudos históricos dedicados a preservar e divulgar a memória da medicina mineira além da história da medicina brasileira e mundial. Ele reúne instrumentos médicos, móveis, livros, objetos pessoais, fotos, obras raras, painéis, telas, gravuras, depoimentos e outros documentos relativos à história da saúde. documentos de instituições hospitalares e da história administrativa da Faculdade de Medicina da UFMG. Este acervo encontra-se nas dependências da Faculdade de Medicina e pode ser consultado diariamente durante os dias úteis. Além da consulta ao acervo e das visitas às duas galerias de exposição e ao "Corredor da Memória", também é possível frequentar as aulas de História da Medicina, curso ofertado como formação livre para estudantes e todo o público interessado na temática.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Já realizou o inventário participativo?

Inventário Participativo: processo de inventariação do patrimônio material e imaterial em que os próprios grupos e comunidades locais atuam como protagonistas na identificação, seleção e registro das referências culturais mais significativas para suas memórias e histórias sociais.

Possui Conselho Gestor?

Conselho Gestor: instância deliberativa constituída por um grupo representativo da comunidade, responsável pelo acompanhamento das ações de museologia social desenvolvidas e pela interlocução com o estado e com os demais grupos e movimentos sociais, meios de comunicação locais e parceiros externos. Para sua formalização são realizados relatórios e atas com registro e informações sobre os membros e reuniões.

Temática dos Pontos de Memória

Publicado por

Ethel Mizrahy Cuperschmid

Atualmente coordenadora acadêmica do Centro de Memória da Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, historiadora. No Centro de Memória da Medicina da Faculdade de Medicina da UFMG, suas atividades incluem planejamento e gerenciamento dos acervos: bibliográfico, iconográfico, sonoro e tridimensional. Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, com

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem