Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Esporte

Museu Ferroviário e Centro Cultural Professor Eliezer Pereira Ramos

Nº SNIIC: SP-9126


Área de Atuação

Museu

O Museu Ferroviário e Centro Cultural “Prof. Eliezer Pereira Ramos” foi implantado em parceria com a CVRD - Companhia Vale do Rio Doce, atual Vale, e a Prefeitura Municipal de João Neiva - PMJN, onde outrora fora um galpão para reparos de vagões da empresa, sendo fundado em 01 de setembro de 1995.

Esfera: Pública

Tipo de Esfera: Municipal

Acessibilidade: Não

Acessibilidade física:

Horário de funcionamento: Abre no primeiro domingo de cada mês, das 13h às 16h.

Site: https://www.joaoneiva.es.gov.br

Email Público: cultura@joaoneiva.es.gov.br

Telefone Público: (27) 3258-3651

Endereço: Avenida Presidente Vargas, 74 , Centro, 29680-000, João Neiva, ES

CEP: 29680-000

Logradouro: Avenida Presidente Vargas

Número: 74

Complemento:

Bairro: Centro

Município: João Neiva

Estado: ES

Descrição

O Museu Ferroviário e Centro Cultural “Prof. Eliezer Pereira Ramos” foi implantado em parceria com a CVRD - Companhia Vale do Rio Doce, atual Vale, e a Prefeitura Municipal de João Neiva - PMJN, onde outrora fora um galpão para reparos de vagões da empresa, sendo fundado em 01 de setembro de 1995. O Museu Ferroviário e Centro Cultural “Prof. Eliezer Pereira Ramos” é uma instituição com a finalidade de preservar e difundir o patrimônio histórico-cultural de João Neiva.

O acervo do Museu é composto por objetos utilizados durante o período de instalação e funcionamento da Estrada de Ferro Vitória a Minas, fato este que alavancou o desenvolvimento da cidade. É um espaço muito importante para a história a cultura de João Neiva e do Espírito Santo, devido ao seu acervo e a presença de uma Maria-fumaça, uma das únicas do estado. O Museu, além de preservar a memória, é um atrativo turístico em potencial, podendo movimentar a economia e comércio local e regional.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Já realizou o inventário participativo?

Inventário Participativo: processo de inventariação do patrimônio material e imaterial em que os próprios grupos e comunidades locais atuam como protagonistas na identificação, seleção e registro das referências culturais mais significativas para suas memórias e histórias sociais.

Possui Conselho Gestor?

Conselho Gestor: instância deliberativa constituída por um grupo representativo da comunidade, responsável pelo acompanhamento das ações de museologia social desenvolvidas e pela interlocução com o estado e com os demais grupos e movimentos sociais, meios de comunicação locais e parceiros externos. Para sua formalização são realizados relatórios e atas com registro e informações sobre os membros e reuniões.

Temática dos Pontos de Memória

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem