As informações deste registro é histórico gerado em 13/10/2017 ás 12:54:37.
Este espaço é um rascunho , e pode ser acessado clicando aqui

Museu Social da Brasilândia

O Ponto de Memória paulistano reuniu, por cerca de um ano e meio, representantes de diversos grupos, movimentos e meios de comunicação comunitária locais para desenvolver o Museu Social da Brasilândia.

Dentre as atividades destaca-se uma exposição fotográfica com foco na luta dos moradores pela moradia, tema que acompanha a região desde seu surgimento.

Endereço: Rua Itambé do Mato Dentro, 638 , Jardim Guarani, 02851-000, São Paulo, SP

CEP: 02851-000

Logradouro: Rua Itambé do Mato Dentro

Número: 638

Complemento:

Bairro: Jardim Guarani

Município: São Paulo

Estado: SP

Descrição

A Brasilândia é um distrito situado na zona noroeste da cidade de São Paulo, com cerca de 300 mil habitantes, próximo à serra da Cantareira e rodeado pelos bairros da Vila Penteado, Jardim Guarani, entre outros.

A região é resultado do desmembramento de inúmeros sítios e chácaras existentes nas primeiras décadas do século XX. Em um desses sítios viveu o Sr. Brasílio Simões, cultivador de cana-de-açúcar e fabricante da “Caninha do Ó”, conhecida aguardente da época. Com o desenvolvimento do país e de São Paulo, a região também sofreu modificações. Os sítios foram desmembrados em pequenas vilas e grande parte foi adquirida por diversas companhias loteadoras.

Com as reformas urbanas no centro da cidade, ocorreu o êxodo dos proletários em direção à periferia. Fugindo dos altos aluguéis, esses moradores passaram a adquirir lotes residenciais na iniciante Brasilândia. Somavam-se ainda à região famílias vindas do interior, em busca de melhores condições de vida. O Ponto de Memória paulistano reuniu, por cerca de um ano e meio, representantes de diversos grupos, movimentos e meios de comunicação comunitária locais para desenvolver o Museu Social da Brasilândia. Nesse período foram realizados seminários ampliados na comunidade sobre questões relacionadas ao direito à memória e à Museologia Social, oficinas sobre acervo e inventário participativo
e um conjunto de ações museais que envolveu a comunidade em suas memórias e histórias coletivas. Dentre as atividades destaca-se uma exposição fotográfica com foco na luta dos moradores pela moradia, tema que acompanha a região desde seu surgimento.

Publicado por

Programa Pontos de Memória

O Programa Pontos de Memória foi instituído com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de uma política pública de direito à memória, com base no Plano Nacional Setorial de Museus e Plano Nacional de Cultura.

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, é o responsável pelo Programa.