As informações deste registro é histórico gerado em 08/04/2020 ás 05:42:19.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Grupo Cultural Samba de Roda Samba de Maragogó (Maragojipe circulando com o Samba de Roda e os Mascarados )

Prêmio Pontos de Memória de 2014 do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)

Site: http://www.maragojipecirculando.com.br/

Email: sambamaragogo@yahoo.com.br

Telefone Público: (75) 9978-0030

Endereço: Rua Ponta do Souza, s/n , Boiadada, 44420-000, Maragojipe, BA

CEP: 44420-000

Logradouro: Rua Ponta do Souza

Número: s/n

Complemento:

Bairro:

Município: Maragojipe

Estado: BA

Descrição

O grupo de samba "Grupo Cultural Samba de Roda Samba de Maragogó" é formado por marisqueiros (as), pescadores (as) e artesãos (as) do município de Maragojipe. O grupo é composto por 17 pessoas e foi juridicamente registrado em 03 de abril de 2006, embora já existisse há muitos anos. O grupo Maragogó é pertencente à Casa do Samba Dª. Cadú (que abriga 9 grupos de samba de roda em Maragojipe). Atualmente é filiado a Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia - Asseba e a Associação dos Sambadores e Sambadeiras de Maragojipe - Assama.
A origem do nome do grupo está associado a uma junção de palavras: MAR - significa onde o grupo nasceu - a beira do mar, na comunidade carente de Ponta do Souza, cercado por extensos manguezais e GOGÓ- que remota a origem do samba de roda que no princípio, devido a falta de instrumentos era feito no gogó e na palma da mão. Este grupo canta samba de tradição oral como também composições próprias nas modalidades de samba corrido, samba chula e samba versado - que exige a capacidade de improvisar na hora os versos de resposta no samba.
O grupo tem como objetivo geral salvaguardar a cultura local, especialmente, a do samba de roda por meio de apresentações públicas que evidenciam - de fato, as nossas raízes. Além disso, cultua-se a tradição de entender o samba como "herança'', ou seja, essa é uma atividade transmitida de pai para filho que tem como prerrogativa básica reavivar a memória.

Publicado por

Programa Pontos de Memória

O Programa Pontos de Memória foi instituído com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de uma política pública de direito à memória, com base no Plano Nacional Setorial de Museus e Plano Nacional de Cultura.

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, é o responsável pelo Programa.