marcar eventos listados
desmarcar eventos listados
tornar rascunho
publicar
{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
Este projeto constitui-se em criar um espaço de encontro, construção da alteridade, pertencimento, formação, troca de experiências e impressões, visando tecer redes de afetos em torno de uma sororidade importante na produção de novos olhares sobre a experiência do ser mulher, embasado nos pilares da Cultura Hip Hop
Descrição
O Encontro Formação Nação Mulher ES proporcionará momentos de produção de arte e conhecimento para todos os participantes, tornando-se um lugar de educação não formal no qual novas propostas de narrativas sobre o ser mulher no mundo são criadas. Esse processo de ensino e aprendizagem não formal será composto por vivências artísticas, sarau, refeições coletivas e exibição cineclubista.Os debates serão mediados pelas convidadas especiais, entre realizadoras e participantes, mulheres do movimento Hip Hop, de caráter interseccional, procurando dar pluralidade e diversidade tanto à composição do Encontro Formação Nação Mulher ES, quanto aos temas dos debates, que traçarão uma intersecção entre as identidades sociais e os sistemas múltiplos de opressão e subtração dentro do Movimento da Cultura Hip Hop .
Nossa produção se inicia em Novembro de 2018, confirmando às convidadas a aprovação do projeto e a alteração da data de execução, que a princípio seria nos dias 08, 09 e 10 de março, para os dias 05, 06 e 07 de abril. O motivo para a modificação da data, se justifica pelo fato de ter coincidido com o Carnaval de Vitória, podendo ocasionar conflito de público, já que o Encontro Formação, aconteceria num bairro de grande fluxo turístico, com atividades previstas para dentro da sede da Nação Mulher ES, assim como outras atividades de ocupação urbana.
RELATÓRIO DETALHADO:
FEVEREIRO
• Divulgação presencial nos eventos da Grande Vitória – batalhas de MC’s, Slam’s de poesia, shows de Rap
• Reunião com coletivos da Região https://www.facebook.com/events/1241139336038890
• Organização do calendário e revisão do cronograma das atividades
• Organização do cardápio e quantidade de alimentos a serem oferecidos
10/02 – Passagens aéreas das convidadas compradas, recibo de bilhete eletrônico gerado com sucesso. (em ANEXO)
10/02- Reunião das 16h às 19h, de pré-produção com 16 participantes (em ANEXO)
28/02 – Emissão dos Ofícios
• nº 01/2019, de Alteração do Cronograma, endereçado à SECULT
• nº 05/2019, de Informe de solicitação da Praça da Comunidade Católica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, situada na Rua Vasco Coutinho, para a realização das oficinas de dança, endereçado à Associação de Moradores da Praia da Concha
• Reserva das Hospedagens
MARÇO
– Divulgação presencial pelo norte do ES
13/03- Reunião SECULT
Reunião de alinhamento dos projetos, apresentação da nova gestão e ajuste de execução do projeto,
17/03 – Reunião com as Oficineiras
19/03- Início da divulgação do evento nas redes sociais
25/03 – Apresentação do projeto para a COMUNE (Comissão Municipal Integrada de Eventos) e protocolo dos ofícios, na PMVV para:
• liberação do evento nos espaços públicos do bairro Barra do Jucu;
• solicitação das cabines sanitárias;
• ponto de energia para o dia 07/04, na Praça Pedro Valadares
30/03 - – Participação da Nação Mulher no projeto Largando O Verso, especial campo Minado, em Aracruz e convocatória de mulheres.
ABRIL
02/04- Compra do material das oficinas de grafitti e letra e Rima
03/04 – Chegada da Pandora da Luz
04/04 – Emissão do Ofício nº 10/2019 de Informe da Ciência da Associação de Moradores da Barra do Jucu sobre a solicitação de apoio da Guarda Municipal de Vila Velha, ponto de energia e cessão de cabines sanitárias na Praça Pedro Valadares, para encerramento do projeto, no dia 07 de abril.
04/04- Chegada das Convidadas – Sharylaine às 12h55 e Vera Verônika às 15h
05/05 – Emissão do Ofício n]11/2019 para a Polícia Militar da Região 5 de Vila Velha, de informe e solicitação de apoio ao evento aberto ao público, de encerramento do projeto, no dia 07 de abril na Praça Pedro Valadares, na Barra do Jucu.
O encontro Formação Nação Mulher ES proporcionou momentos de produção de arte e conhecimento para todos e todas as participantes, tornando-se um lugar de educação não formal no qual novas propostas de narrativas sobre o ser mulher no mundo foram criadas. Esse processo de ensino e aprendizagem não formal foi composto por vivências artísticas, sarau, refeições coletivas e exibição cineclubista. https://www.facebook.com/events/566248020525684/
05/05- Primeiro dia do Encontro
• Chegada dos alimentos e utensílio de cozinha
• Limpeza e organização dos espaços
• Chegada das participantes
• Cadastro das participantes
• Abertura do evento com o Sarau que aconteceu na própria sede da Nação Mulher ES
• Noite de caldos
06/07 – Segundo dia de Encontro
Oficinas e mesas:
9h às 10h café da manhã com – mesa, História do Hip Hop e das mulheres do Hip hop (traajetória mundial, países latinos, brasileira e capixaba. Todos os elementos)
Realização de mesas temáticas que visando o aprofundamento e a ampliação do conhecimento das participantes. Os debates foram mediados pelas convidadas especiais, entre realizadoras e participantes, mulheres do movimento Hip Hop, de caráter interseccional, procurando dar pluralidade e diversidade tanto à composição do encontro Formação Nação Mulher ES, quanto aos temas dos debates. As convidadas debatedoras buscaram trazer um painel bastante amplo da temática geral da mulher no movimento Hip Hop no Brasil.
10h às 12h – workshops
Foram oferecidas até 15 vagas para cada workshop, com inscrições abertas por intermédio de ficha de inscrição. Os workshops foram gratuitos e ministrados por mulheres. 4 oficinas, totalizando 43 vagas preenchidas.
• graffiti – com Amanda Brommonschnkel
• danças urbanas – com Magrella
• mixagem – com DJ DebFeme
• letra e Rima – com Afari MC
12h às 14h – almoço - Foram oferecidas refeições coletivas e gratuitas para que as participantes cadastradas na Formação Nação Mulher ES aproveitassem esse momento para trocar experiências e informações.
14h às 16h - mesa, O machismo no Hip Hop e a cultura do estupro; (aqui foram esplanadas e compartilhadas as diversas formas de violência sofridas pelas mulheres, a objetificação da mulher, a relação de parcerias artísticas entre homens e mulheres, a invisibilização da mulher no movimento Hip Hop e espaços compartilhados entre os gêneros)
Falamos sobre como a internet democratizou a criação de conteúdo, somando-se o movimento feminista, algumas rappers tem sido alavancadas e mostrado que rap não é coisa só de homem, criando um valoroso embate contra a objetificação da mulher, a submissão feminina e a cultura do estupro nas letras e videoclipes de rap.
16h às 18h - workshops
18h- banho
19h às 21h – janta - caldos
21h- cineclube:
Exibição de vídeos com temáticas ligada as mulheres e LGBTQI+ no Hip Hop. Realização do cineclube Nação Mulher ES, com exibição de documentários e curta-metragens
Avós Grafiteiras –Projeto Lata 65
Donas da Rua / Mulheres no graffitti- Cine café Produções
Irmãs de Cena/Mulheres no Hip Hop – Gisele Bernardes
Quebrada Queer/Coletivo LGBTQ – Agência Mural
Rico Dalasam/Orapper gay brasileiro que quebra tabus rimando – TV Carta
Após a exibição do cineclube, tivemos uma roda de conversa sobre os filmes e temas apresentados, buscando trazer à tona questões que possam afluir no debate sobre a construção de gênero e assuntos importantes para um movimento Hip Hop com mais equidade.
07/04- Oficinas, mesas e encerramento
9h às 10h – café da manhã coletivo com mesa, Economia Criativa e a Produtividade artística feminina;(visibilidade feminina no mercado, cachês desvalorizados, a força dos coletivos, a pluralidade de funções e geração de renda)
10h às 12h – Workshops
12h as 14h – almoço
14h, montagem da feira de produtividade
16h – Apresentações, Slam Menísias e Palco aberto
18h- encerramento
Galeria
