Ponto de Memória da Estrutural

O Ponto de Memória da Estrutural é um museu popular, autogestionário, que reúne lideranças comunitárias e representantes de diversos grupos, coletivos e movimentos da cidade, para pensar e desenvolver ações voltadas à valorização das histórias e memórias locais, como meio de transformação e melhoria de qualidade de vida no território.

Email Público: pontosdememoria.br@museus.gov.br

Endereço: Vila Estrutural, Quadra 1, Conjunto 1 Casa 54 , Vila Estrutural, 71255-501, Brasília, DF

CEP: 71255-501

Logradouro: Quadra 03 casa 4 Cidade Estrutural

Número:

Complemento: Setor Leste

Bairro: Vila Estrutural

Município: Brasília

Estado: DF

Descrição

O Ponto de Memória da Estrutural é um museu popular, autogestionário, que reúne lideranças comunitárias e representantes de diversos grupos, coletivos e movimentos da cidade, para pensar e desenvolver ações voltadas à valorização das histórias e memórias locais, como meio de transformação e melhoria de qualidade de vida no território.

A 20km de Brasília, a vila Estrutural surgiu em meados da década de 1960, a partir de um pequeno grupo de famílias que se instalou nas proximidades de uma via homônima e de uma área em que até hoje funciona o aterro sanitário do Distrito Federal. Com o passar dos anos, a antiga vila se tornou cidade e hoje reúne cerca de 40 mil habitantes.

Desde então, os moradores travam diversas lutas, junto ao poder público, para criar mecanismos de sobrevivência, infraestrutura e saneamento básico, além de resistir às tentativas do governo de desocupar a área.

Nesse contexto, o Ponto de Memória da Estrutural trabalha as memórias de luta, resistência e conquistas da cidade, valorizando a memória política dos moradores pelo direito à moradia, a luta pelos espaços de trabalho e lazer, as brincadeiras das crianças nas ruas com seus folguedos, o dia a dia de luta das mulheres guerreiras, o burburinho da feira, os catadores de materiais recicláveis, os vendedores ambulantes, os caminhões de lixo que trafegam diariamente por suas ruas, dentre outras atividades peculiares que compõem a vida da Estrutural.

A iniciativa também funciona como um ponto agregador de movimentos que desenvolvem projetos socioculturais e de educação popular da cidade, sempre pautados em ações criativas, solidárias e voltados à melhoria de qualidade vida da população local.
evento entre e Baixar Planilha

Já realizou o inventário participativo?

Inventário Participativo: processo de inventariação do patrimônio material e imaterial em que os próprios grupos e comunidades locais atuam como protagonistas na identificação, seleção e registro das referências culturais mais significativas para suas memórias e histórias sociais.

Possui Conselho Gestor?

Conselho Gestor: instância deliberativa constituída por um grupo representativo da comunidade, responsável pelo acompanhamento das ações de museologia social desenvolvidas e pela interlocução com o estado e com os demais grupos e movimentos sociais, meios de comunicação locais e parceiros externos. Para sua formalização são realizados relatórios e atas com registro e informações sobre os membros e reuniões.

Temática dos Pontos de Memória

Publicado por

Programa Pontos de Memória

O Programa Pontos de Memória foi instituído com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de uma política pública de direito à memória, com base no Plano Nacional Setorial de Museus e Plano Nacional de Cultura.

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, é o responsável pelo Programa.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem