A ludicidade da memória: práticas museais no Horto e na Rocinha (Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância - CIESPI)

Nº SNIIC: SP-14706

Prêmio Pontos de Memória de 2011 do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)

CNPJ: 05235538/0001-07

Email Público: ciespi@ciespi.org.br

Telefone Público: (21) 2259-2908

Endereço: Estrada da Gávea, 50 , Gávea, 22451-970, Rio de Janeiro, RJ

CEP: 22451-970

Logradouro: Estrada da Gávea

Número: 50

Complemento:

Bairro: Gávea

Município: Rio de Janeiro

Estado: RJ

Descrição

O CIESPI é um centro de estudos e de referência dedicado ao desenvolvimento de pesquisas e projetos sociais voltados a crianças, adolescentes, jovens e seus elos familiares e comunitários. Tem como meta subsidiar políticas e práticas para a população infantil e juvenil, contribuindo para o seu desenvolvimento integral e para a promoção e defesa dos seus direitos. Além de sua sólida trajetória na área de pesquisa, o CIESPI tem atuado diretamente em atividades de ação comunitária. A partir destas diferentes experiências, desenvolveu um conjunto de pressupostos e metodologias que orientam e legitimam suas ações. Principais projetos: "Criança não é risco, é oportunidade"; "Rede Brincar e Aprender"; "Bases de Apoio"; "Elos Familiares"; "Elos com o Prazer em Ler" e "Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha".

O projeto Rede Brincar e Aprender ativou uma rede de trocas de experiências entre quatro comunidades de baixa renda da zona sul do Rio de Janeiro através da implantação, ampliação e dinamização de brinquedotecas e bibliotecas comunitárias. Entre 2002 e 2009 essa rede contou com a parceria de lideranças e articuladores culturais, e comunitários bem como de instituições com respeitabilidade nos locais, possibilitando o funcionamento da Brinquedoteca Peteca da ASPA -Ação Social padre Anchieta, na Rocinha; da Biblioteca Padre !talo Coelho, no Mangueira de Botafogo/Tabajaras, da Brinquedoteca Volante do Horto, no Horto; e da Biblioteca Comunitária Sol Nascente no Santa Marta.

O projeto Rede Brincar e Aprender é fruto de uma parceria entre o CIESPI- Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância e as comunidades do Horto Florestal e da Rocinha, por meio da AMAHOR- Associação de Moradores e Amigos do Horto e de profissionais e instituições das áreas da Educação e da Cultura da Rocinha como o Fórum de Cultura e o Ponto de Cultura Centro de Cultura e educação Lúdica da Rocinha.

O processo de (re)construção das memórias comunitárias da Rocinha e do Horto envolve muitas histórias guardiãs de um tempo pouco ou quase nada conhecido. As reflexões acerca do papel da memória coletiva têm sido reconstruídas no Horto e na Rocinha desde que se iniciaram ações criadoras proporcionadas pela parceria das instituições comunitárias acima citadas com o projeto Rede Brincar e Aprender.

Os desdobramentos do trabalho com a memória comunitária foram tão efetivos que hoje se formalizam o Museu do Horto (www.museudohorto.org.br) e o Museu Sankofa (http://museudarocinha.blogspot.com), passando a disputar concepções históricas que têm como elemento central os embates do presente e do passado, em interação e em suas
permanentes construções, contradições e expressões das lutas- sociais, apostando em ações instituintes e transformadoras da realidade social. Sabe-se que historicamente há o ocultamento desses processos de construção de memória coletiva em favorecimento dos discursos hegemônicos veiculados em mídias e arquivos, o que dificulta o desenvolvimento das potencialidades de transformação social dessas populações. Contudo, a capacidade de resistência recriadora da memória possibilitou vitalidade e organicidade ao reconhecimento da voz dos moradores do Horto e da Rocinha, no caso aqui, através brinquedotecas e bibliotecas comunitárias com crianças, adolescentes e jovens nessas comunidades. O desafio de prosseguir e conferir assiduidade ao projeto e seus fluxos não é pequeno.
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Já realizou o inventário participativo?

Inventário Participativo: processo de inventariação do patrimônio material e imaterial em que os próprios grupos e comunidades locais atuam como protagonistas na identificação, seleção e registro das referências culturais mais significativas para suas memórias e histórias sociais.

Possui Conselho Gestor?

Conselho Gestor: instância deliberativa constituída por um grupo representativo da comunidade, responsável pelo acompanhamento das ações de museologia social desenvolvidas e pela interlocução com o estado e com os demais grupos e movimentos sociais, meios de comunicação locais e parceiros externos. Para sua formalização são realizados relatórios e atas com registro e informações sobre os membros e reuniões.

Temática dos Pontos de Memória

Publicado por

Programa Pontos de Memória

O Programa Pontos de Memória foi instituído com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de uma política pública de direito à memória, com base no Plano Nacional Setorial de Museus e Plano Nacional de Cultura.

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, é o responsável pelo Programa.

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