As informações deste registro é histórico gerado em 10/10/2017 ás 15:15:54.
Este espaço é um rascunho , e pode ser acessado clicando aqui

Ponto de Memória de Terra Firme

Com a participação dos movimentos socioculturais do bairro, o Ponto de Memória paraense trabalha na identificação das memórias, histórias e características peculiares de Terra Firme, bem como no levantamento de fotografias, entrevistas, contos, lendas e objetos que contam a história da comunidade.

Endereço:

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro:

Município: Belém

Estado: PA

Descrição

Com a participação dos movimentos socioculturais do bairro, o Ponto de Memória paraense trabalha na identificação das memórias, histórias e características peculiares de Terra Firme, bem como no levantamento de fotografias, entrevistas, contos, lendas e objetos que contam a história da comunidade. Para mobilizar os moradores e os movimentos culturais da região, realiza cortejos culturais, reúne quadrilhas juninas, grupos de dança de rua, hip-hop, grupos de capoeira, de carimbó, poetas, artistas plásticos e cantores populares.

Como parte desse processo, já realizou oficina de vídeo para jovens do bairro, que resultou na produção de dois documentários que retratam a vida cotidiana no local; reeditaram o extinto jornal comunitário “O Tucunduba” e, por meio do inventário participativo das práticas de cultura popular e saberes locais, deu apoio e visibilidade a diversos grupos culturais atuantes em Terra Firme e representa o começo da composição do acervo do futuro Museu Comunitário, cuja construção está no horizonte do Ponto de Memória de Terra Firme.

A iniciativa tem como parceria o Museu Paraense Emílio Goeldi, que tem sido fundamental no processo de capacitação de jovens em entrevista, história oral, histórias de vida e inventário participativo, tendo como norte a metodologia e os instrumentos desenvolvidos pelo Museu da Pessoa. Terra Firme é um dos bairros mais populosos de Belém. Em 2011, segundo levantamento do IBGE, possuía cerca de 61.439 habitantes, o que representa 4,5% da área urbana do município.

Publicado por

Instituto Brasileiro de Museus

O Instituto Brasileiro de Museus foi criado em janeiro de 2009, com a assinatura da Lei nº 11.906. A nova autarquia é vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).

O órgão é responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e pelo Programa Pontos de Memória