Ponto de Memória de Terra Firme

Com a participação dos movimentos socioculturais do bairro, o Ponto de Memória paraense trabalha na identificação das memórias, histórias e características peculiares de Terra Firme, bem como no levantamento de fotografias, entrevistas, contos, lendas e objetos que contam a história da comunidade.

Email Público: pontosdememoria.br@museus.gov.br

Endereço: Avenida Governador Magalhães Barata, 376 , Nazaré, 66040-170, Belém, PA

CEP: 66040-170

Logradouro: Avenida Governador Magalhães Barata

Número: 376

Complemento:

Bairro: Nazaré

Município: Belém

Estado: PA

Descrição

Com a participação dos movimentos socioculturais do bairro, o Ponto de Memória paraense trabalha na identificação das memórias, histórias e características peculiares de Terra Firme, bem como no levantamento de fotografias, entrevistas, contos, lendas e objetos que contam a história da comunidade. Para mobilizar os moradores e os movimentos culturais da região, realiza cortejos culturais, reúne quadrilhas juninas, grupos de dança de rua, hip-hop, grupos de capoeira, de carimbó, poetas, artistas plásticos e cantores populares.

Como parte desse processo, já realizou oficina de vídeo para jovens do bairro, que resultou na produção de dois documentários que retratam a vida cotidiana no local; reeditaram o extinto jornal comunitário “O Tucunduba” e, por meio do inventário participativo das práticas de cultura popular e saberes locais, deu apoio e visibilidade a diversos grupos culturais atuantes em Terra Firme e representa o começo da composição do acervo do futuro Museu Comunitário, cuja construção está no horizonte do Ponto de Memória de Terra Firme.

A iniciativa tem como parceria o Museu Paraense Emílio Goeldi, que tem sido fundamental no processo de capacitação de jovens em entrevista, história oral, histórias de vida e inventário participativo, tendo como norte a metodologia e os instrumentos desenvolvidos pelo Museu da Pessoa. Terra Firme é um dos bairros mais populosos de Belém. Em 2011, segundo levantamento do IBGE, possuía cerca de 61.439 habitantes, o que representa 4,5% da área urbana do município.
evento entre e Baixar Planilha

Já realizou o inventário participativo?

Inventário Participativo: processo de inventariação do patrimônio material e imaterial em que os próprios grupos e comunidades locais atuam como protagonistas na identificação, seleção e registro das referências culturais mais significativas para suas memórias e histórias sociais.

Possui Conselho Gestor?

Conselho Gestor: instância deliberativa constituída por um grupo representativo da comunidade, responsável pelo acompanhamento das ações de museologia social desenvolvidas e pela interlocução com o estado e com os demais grupos e movimentos sociais, meios de comunicação locais e parceiros externos. Para sua formalização são realizados relatórios e atas com registro e informações sobre os membros e reuniões.

Temática dos Pontos de Memória

Publicado por

Programa Pontos de Memória

O Programa Pontos de Memória foi instituído com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de uma política pública de direito à memória, com base no Plano Nacional Setorial de Museus e Plano Nacional de Cultura.

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, é o responsável pelo Programa.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem